21 de fev. de 2011

Retrô Agir

O conceito de retrô significa "voltar para trás" e o mais interessante é vermos nos trabalhos contemporâneos de artistas, publicitários, cineastas, designers gráficos, de produto e de moda o ato de retroagir, ou seja, agir do passado, buscar inspiração, fazer releituras transformando a produção em si em obras modernas e de tirar o fôlego. 
Neste novo post, V-Urban selecionou alguns trabalhos com visões atuais com profissionais agindo do passado como o artista alemão Jan Vormann logo abaixo.

 Dispatchwork, de Vormann, resgata o lego e o mistura ao concreto
Em fotografia, é interessante observar o trabalho de Irina Werning, que lançou uma série intitulada Back to the Future, ainda inacabada.
Irina fotografou diversas pessoas em situações já vividas por elas a anos atrás.
O resultado disso tudo são provocações nostálgicas e emocionais.














Em Invasão de criaturas 8-bits! Jean Patri retroage ao fazer criaturas que "habitam" videogames, como o ATARI, invadir o mundo real.
A animação não é tão recente, mas vale muito apena observar referências a velhos e saudosos games dos nossos tempos de criança. Space Invaders, Pac-Man, e até os famosos blocos de Tetris se encaixando nas saliências dos prédios. Essa é uma animação fantástica com um show visual.

Escrito, dirigido por: Jean Patrick
Diretor de Photograhy: Boucard Matias
SFX por Patrick Jean e convidados
Produzido por One More Produção




Shohei Otomo é para muitos considerado o melhor desenhista do Japão. Chegado em uma certa marginalidade, o seu trabalho “feito apenas com canetas esfereográficas” retrata uma arte retrô futurista.




Em 2011 as revistas apontam que o Estilo dos Anos 50, a Idade de Ouro, é o novo ou “de novo” a tendência da moda retrô, porém sob uma ótica minimalista, na qual a redução e o uso de cores neutras resultam em um produto mais limpo e sem excessos. Está de volta também o look retrô dos lenços com estampas geométricas dos anos 50 e 70, e os adornos com pedras, enfeites esmaltados e laços acolchoados, figuram juntamente com formas essenciais, saltos retos e a limpeza dos detalhes minimalistas dos anos 90, trazendo-nos uma mulher elegante e feminina, mas ao mesmo tempo sóbria e moderna.
No caso da moda, o retroagir é um mix de décadas ...



Minimalista retro Armani
Para os amantes de design, já se tornou prática comum sair a procura de produtos antigos, sejam eles acessórios, roupas, móveis ou qualquer objeto que remeta a uma década específica.
De olho nesses consumidores, cada vez mais as empresas estão retroagindo e criando produtos com aparência antiga só por fora é claro.
A marca americana Big Chill é umas dessas empresas que desenvolve esses produtos com características antigas e ao mesmo tempo tão modernas e eficientes quanto os modelos atuais.
Nos exemplos abaixo conseguimos ver alguns desses produtos com aparência retrô em cores que resgatam as utilizadas em outras décadas.




O retroagir destes profissionais, apesar das releituras, trazem criatividade, humor, bom gosto a nossa vida contemporânea e isso nos deixa muito mais felizes.
(por Júlio M. Silva)

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