2 de out. de 2010

FONTspiração e FONTxpiração

Uma das coisas mais impressionantes que observo em trabalhos de design gráfico é a capacidade que os profissionais possuem de dar a tipografia um significado universal, de criar códigos decodificados através da imagem o que muitas vezes substitui a imagem por fontes, levando em consideração que a própria fonte é a imagem.
V- Urban mostra nesse post, quatro propostas de trabalhos interessantes onde os profissionais selecionados procuram encarar o tipo como símbolo ilustrado.
Como já discutido em posts anteriores, a palavra chave, fonte de discussão em grupos de modernos, designers, profissionais de arte, arquitetura e comunicação em geral é a "customização de massa".
Cada vez mais, profissionais plugados, começam a entender que as pessoas estão em busca de algo só delas, feito por, e para elas, algo que transmita um estilo pessoal.

Pensando nesse conceito, Jessica Nebel, uma reconhecida designer com um vasto currículo e ganhadora de alguns prêmios criou o cartaz PIXEL IT.
O cartaz foi projetado com uma estrutura modificável, ou seja, abaixando uma ponta se revela a camada vermelha por baixo.
A proposta faz o usuário criar com os pixel textos, imagens ou tudo o que desejar. Sendo criativo ele terá um cartaz com estilo próprio.





O cartaz PIXEL IT segue o estilo de outros projetos da profissional. Ele consegue ser simples e humanizado. Muito bom...

The New York Times: Turkish Edition
Criado pela agência Markon, Leo Brunet Istambul, o projeto trata de um video publicitário de um minuto sobre o lançamento da edição turca do jornal The New York Times.
A animação mostra versões tipográficas construídas dos famosos marcos históricos em Nova York e Stambul.
Ao assistirmos a animação, fazemos um passeio tipográfico partindo de Liberty Island, indo para Manhattan, passando pelo Brooklyn até chegar em Bósforo (um estreito que liga o Mar Negro da Mármara e marca o limite dos Continentes asiáticos e europeus na Turquia).
A animação finaliza com uma vista deslumbrante de Istambul, todinha feita de tipos. Veja.



 




Jonathan Yule
, designer gráfico e diretor de criação da INVDR, criou com o uso de algumas fontes, personagens muito interessantes denominados Bot Font. Ele usa em seus projetos as conhecidas (amadas ou odiadas) fontes helvética e futura. Os robos são bacanas, merecem ser mostrados, mas essa idéia pode ser vista e outros trabalhos por aí.




Já o designer e ilustrador Sérvio, Bratislav Milenkovic, faz uso da tipografia em seus projetos de maneiras diferentes e interessantes.


FONTspiração e FONTxpiração é isso, respirar o projeto, entender a fonte criada ou usada de forma que a mesma interaja com o meio a que está inserida.

http://www.jessicanebel.com/
http://www.imagonewmedia.com/project.php?code=NYTT
http://www.invdr.com/
http://www.behance.net/BratislavMilenkovic
(por Júlio M. Silva)

2 comentários:

  1. Vocês estão ficando cada vez melhores... tô com vergonha do meu blog... ótimo post!!!

    ResponderExcluir
  2. A tipografia, font,faz parte de um dos nossos modos de comunicação mais antigos. Formas de se expressar através da imagem usando fonts e fazendo um mix de imagem e palavra na construção da idéia. Cada vez mais esse conceito tem se tornado mais atual e artistas e designers tem se utilizado de fonts para construir uma imagem, o que é na verdade muito legal.

    ResponderExcluir

 
MMORPG Games - MMORPG List - Video Game Music