14 de nov. de 2010

V-Urban assistiu The Social Network (Facebook)

O filme começou e aos dois minutos não sabia se respirava, tomava meu café ou prestava atenção na história. "The Social Network" começa com uma vertiginosa e irritante discussão em um restaurante entre o nerd Mark Zuckerberg que está levando um fora da namorada. A garota deixa o restaurante dizendo a ele que não precisava se preocupar com sua imagem de nerd da tecnologia, mas sim em ser um grande babaca na vida. A esta altura meu café já tinha congelado.

Poster
Os personagens desta história? O nerd aparentemente problemático Mark e seu “amigo” Eduardo Severin, um amigo brasileiro, e finalmente não estereotipado pelo cinema americano. Severin tem especial talento para os negócios e assim como Mark estuda em Harvard. Mark parece sofrer do que os nerds americanos sofrem: o preconceito e uma certa baixa autoestima. Com raiva da namorada escreve ofensas a ela no blog, enquanto que talvez, como vingança a ela e às mulheres, cria o antecessor do Facebook, o Facemash, onde são oferecidas ao público duas opções de garotas para que seja escolhida a mais atrativa. Facemash é sucesso e atrai a atenção dos gemêos Cameron e Tyler Winkelvoss, milionários e interessados em montar um site de relacionamento o Harvard U. Outro personagem importante na história é Sean Parker, da Napster, lembra? O site que permitia baixar músicas gratuitamente e que levou vários processos das gravadoras. Sim, e é a partir dos processos que Mark sofre de todos os lados e das constantes audiências que você expectador passa a entender toda a história da criação de uma das redes sociais mais populares e viciantes da atualidade o Facebook.


Acima os atores, abaixo os verdadeiros protagonistas da história: Jesse Eisenberg (interpretando Mark Zuckerberg), Justin Timberlake (como Sean Parker - Napster) e Andrew Garfield (como o brasileiro Eduardo Saverin)


Até os 30 minutos de filme, pensei: por que tanto barulho por isso? Mas é ai que a produção e o roteiro mostram força e o que ocorre em ritmo acelerado é uma série de caminhos onde você passa a refletir sobre o que é insight criativo, e o que é cópia. O que é ego e apatia. Se genialidade e oportunismo caminham juntos. Se o ditado “dinheiro não traz felicidade” é realmente verdadeiro. E principalmente, porque a sociedade americana é tão clichê e estúpida.
Dirigido por David Fincher, o filme traz os atores Jesse Eisenberg (interpretando Mark Zuckerberg que não gostou nada de como foi retratado na telona), Andrew Garfield como Eduardo Saverin e Justin Timberlake como Sean Parker.



Livro que inspira filme
Trailer:




Como não posso dar mais detalhes, vou parando por aqui. O filme entra em cartaz no Brasil em dezembro com o nome "A rede social". Já ouvi muitas coisas tais como “o filme do ano”, vai ser o grande vencedor do Oscar”. Apesar de achar exagerados os julgamentos, não saberia responder se correspondem a realidade. O que sei é que "The Social Network" começa irritante, passa a ser interessante, extremamente estimulante e se encerra no lugar comum. E vale a pena ser assistido? Definitivamente sim. 



(por Vitor Costa)


Um comentário:

 
MMORPG Games - MMORPG List - Video Game Music