A ideia é analisar de forma clara o consumo dos brasileiros e produzir conhecimento próprio sobre consumo e comportamento.
O interessante do projeto é que pessoas comuns são convidadas a participar de pesquisas iniciais. Depois este grupo, denominado LUPAS passa a aplicar questionários e fazer entrevistas com amigos, parentes, vizinhos e outros consumidores que pertencem ao seu círculo de amizade.
A proposta do projeto é somar os resultados das pesquisas com impressões do entrevistador. Tudo isso tem como objetivo fazer da amostra uma comparação entre realidade da pessoa que aplicou a pesquisa comparando com a dos seus amigos.
No total, foram realizadas 15 entrevistas etnográficas “in home”; 36 entrevistas pessoais feitas pelas LUPAS e três discussões em grupo com 12 LUPAS, ou seja, consumidoras entrevistando outras consumidoras. Foram 51 pessoas entrevistadas, mais de 70 horas de filmagem e 100 horas de pesquisa.
Interessante não?
Mas e aí me responda, você acha que as classes B e C são distintas? Consomem produtos e marcas diferentes?
Veja estas e outras respostas no vídeo abaixo.
Está disponível o primeiro relatório sobre o assunto chamado - Liberdade, Igualdade, Infidelidade: o consumo nas classes B e C.
Para mais informações sobre os resultados, o relatório pode ser baixado em PDF, é só clicar no link abaixo.
(por Júlio M. Silva)
Gostei muito da matéria sobre alimentação e decoração....
ResponderExcluir