17 de dez. de 2010

Jesus de LaChapelle

Neste mês e próximo ao natal, V-Urban quis trazer um pouco de Jesus para o blog e para seus leitores. Mas não o Jesus Deus, o Jesus filósofo, o Jesus mártir. Queríamos o Jesus humano, terreno, contemporâneo.

Anointing - 2003
Para isso buscamos nas obras do fotógrafo e, em  nossa opinião, também artista David Lachapelle.

David LaChapelle
Se você não conhece LaChapelle, saiba que o trabalho do cara é enorme e valioso. Diríamos que é o fotografo mais celébre do planeta e que já fotografou todos os figurões do showbiz internacional, assim como atores e outras celebridades.
Suas fotos, ou melhor, mais que fotos, obras de arte estão sempre dentro de um contexto, de uma história. Com direção de arte detalhadamente pensada e iluminação criteriosa, além de um trabalho de pós produção bastante longo, o trabalho de David resulta em imagens de cores saturadas que inundam os olhos, alimentam a alma, e algumas sem exagero, chegam a parar nossa respiração.
Alguns críticos acusam LaChapelle de ter um trabalho pop comercial e que o que faz não é arte. David contesta dizendo que não vê diferença de fotografia e arte e que a arte em si não precisa necessariamente de discussões e conceitos obscuros. A arte pode ser pop e acessível.
LaChapelle tem escola e que escola. Foi pupilo de Andy Warhol (1928-1987) na revista Interview, cujas páginas eram verdadeiras galerias de arte. LaChapelle sempre foi precoce e aos 14 anos já frequentava o famoso Studio 54 em Nova York, onde assistiu a shows como os da banda Village People. Fez inúmeros e milionários editoriais para revistas, vídeo clipes e campanhas publicitárias famosas. Com certeza você já viu pelo menos um trabalho dele na TV. Rico, se isolou em uma ilha no Havai para se desintoxicar do mundo comercial e tratar sua síndrome de transtorno bipolar. Desse mergulho em si, nasceu a recente exposição chamada “ The rape of África”, exposta em Londres e com bilheteria recorde. Estamos torcendo para que a exposição venha para São Paulo, já que a cidade virou roteiro internacional da arte. 


Obra que divulga a exposição The rape of África 
Vejam abaixo algumas imagens do Jesus de LaChapelle e que inspirou V-Urban neste finalzinho de 2010. Um Jesus Cristo democrático, afetivo, sem preconceitos ou dogmas. Onde tudo se mistura, cores, sexos, classes. Essa é mensagem de LaChapelle com seu Cristo, muito próxima e ao mesmo tempo distante das pregadas pelas religiões.

Intervention - 2003
Evidence of a Miraculous Event - 2003
Sermon - 2003
Last Supper - 2003
Loaves and Fiches - 2003
Capa do livro Heaven to Hell - Pieta with Courtney Love - 2006
American Jesus 
Veja algumas obras mais genéricas de David LaChapelle. Algumas polêmicas como "The Kingdom Come" de 2009 que faz referência ao trabalho de Maurizio Cattelan, onde um meteoro cai sobre o Papa.

The Kingdom Come - 2009
Angelina Jolie
Alexander MacQueen - Rainha de Alice no País das Maravilhas
Abaixo dois trabalhos publicitários realizados para a H&M e para a Armani.


Romeo and Juliet - H&M



Adão e Eva - Armani

http://www.youtube.com/watch?v=OZkK4NW8gHM&feature=related

Se quiser conhecer ainda mais sobre David LaChapele acesse o site dele:

clique aqui



(por Julio M. Silva e Vitor Costa)

4 comentários:

  1. belas imagens! composição rica de criatividade e mix de linguagens! às vezes dá um overdose de informação. mas não é assim nosso mundo contemporâneo?

    ResponderExcluir
  2. La Chapelle - Que material rico. Ehin!
    É como disse o Rubens (acima), uma composição muito perfeita em diferentes linguagens.

    + que popularizar esse trabalho é trazer para as pessoas um manual de sobrevivência: amor e respeito ao próximo, o restante cria-se!
    As pessoas se julgam viver em um mundo tão maluco, mas frente as outras um "TUCHO DE LUZ" paira sobre a cabeça que esconde o tal mundo que ela depende para viver, assim como o ar do pulmões que já não mais purificados.

    Então que "caia" 1000 David’s na Terra, e assim aprender que a crença existe independente de cor, religião, sexo... Mas, muito dependente da criatividade!

    Parabéns V-URBAN.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Julio pela materia!!!Tive a oportunidade de ir numa exposicao dele aqui na Europa e as fotos sao surpreendentes!Eu q fui e continuo sendo uma estudante d fotografia me apaixonei pelo trabalho dele!!!

    ResponderExcluir
  4. Devo me confessar ignorante nesse tema. Eu não conhecia o trabalho desse fotógrafo. Concordo quando ele diz que fotografia já é arte. Obrigada V Urban por mais esse conhecimento e atualização.

    ResponderExcluir

 
MMORPG Games - MMORPG List - Video Game Music