6 de dez. de 2010

Marcas invadem o mundo contemporâneo

Imagine um mundo cheio de símbolos gráficos incorporados a nossa existência. Difícil? 
Não, mas talvez aqui em São Paulo um pouco mais complicado graças a lei Cidade Limpa. Aliás, se Gilberto Kassab visse o curta a seguir ficaria arrepiado.


Em "Logorama – La vie des marques" marcas invadem o mundo contemporâneo, que no filme recebem um novo contexto e são satirizadas. O curta foi exibido no ano de 2009 em Cannes. Inaugurou o Sundance Film Festival 2010, recebeu diversos prêmios (incluindo no Cinanima - International Animated Film Festival, Espinho), além de ganhar o Oscar na categoria de Curta de Animação (2010).

O curta metragem foi criado pela empresa de animação francesa H5 Coletiva  e foi dirigido por François Alaux, Hervé de Crécy e Ludovic Houplain.
Em entrevista, os diretores explicam que Logorama procura mostrar um mundo mais comercial construído apenas a partir de logotipos e marcas reais que são destruídos por uma série de desastres naturais (começando com uma onda de furacões, ciclones... ).

Esses logotipos são usados para descrever um universo alarmante (semelhante ao que estamos vivendo) com todos os sinais gráficos que nos acompanham todos os dias em nossas vidas. Tudo se transforma em um caótico universo e que mostra ao final a lição, até certo ponto irônica, da natureza, do criativo contra o famigerado, racional e mercadológico mundo das marcas. 



Destaques para a atuação do vilão Ronald Mcdonald, da mocinha Garota Esso, dos policiais da Michelin e das engraçadas cenas de assassinato dos MM’S.




Assim como a H5 nós do V-Urban esperamos que toda essa criativa história não acabe em processo judicial.

(por Júlio M. Silva)






Um comentário:

  1. excelente! esse é o nosso mundo real! as marcas, ícones e símbolos nem precisam ser vistos... já estão incorporados! as marcas e seus significados... hoje tão bem entendidas pelas emoções que nos provocam! a lovemarks simplificaram tudo, e este filme mostra o além... nem tudo precisa estra nos olhos para existir. profunda realidade retratada! boa dica!

    ResponderExcluir

 
MMORPG Games - MMORPG List - Video Game Music