31 de dez. de 2010

2011 – Assim caminha a humanidade

Por mais clichê que possam parecer algumas coisas em nossas vidas, como por exemplo, o eterno “pensar” de final de ano, ele se faz importante e é praticamente inevitável. E por mais que você tente fugir desse encontro consigo mesmo, alguma energia no ar te força a encará-lo. Fora as mensagens de sms que chegam aos montes no seu celular e que te puxam para a reflexão. Não há saída. O segredo é buscar um resultado sempre positivo disso. V-Urban prefere pensar para frente e tentar identificar para onde estamos caminhando. Muitos assuntos discutidos em nossos posts mostraram essa nossa paixão pela contemporaneidade. É o hoje com um pé no amanhã. Assim, fomos atrás de pesquisas e relatórios sobre tendências e o interessante é que alguns assuntos já comentados por aqui também estão presentes nestes três importantes trabalhos de empresas renomadas como JWT Intelligence, Euro RSCG Worldwide e Trendwatching que abordam tendências para 2011.


JWT Intelligence

O relatório possui 88 páginas e tem a tecnologia como tema principal e condutor das tendências e aponta dados interessantes causando mudanças como:
 

Um mundo cada vez mais personalizado
É isso mesmo e como prevê Tyler Brulé em nosso post: o curador do bom gosto, apesar da globalização e da aproximação dos mercados, as pessoas vão querer mais produtos personalizados para suas vidas. Não querem mais roupas ou aparelhos em série. Não querem mais ser iguais umas às outras. Produtos sairão em pequenas edições. Mais caros? Sim. Mas produzidos para você e ninguém mais.

Terceirização de excessos
Isso está mais do que claro e perto de nós. Não queremos mais costurar nossas roupas, pintar nossas paredes, fazer a sobremesa, lavar nossa roupa e principalmente passá-la. Estamos tão mergulhados em dias de trabalhos estressantes ou não, consumindo e consumidos pela informação crescente que quando vamos pra casa queremos cada vez mais entretenimento, conversar com os amigos no facebook, no MSN, baixar um filme e que o resto esteja absolutamente pronto. 



Um trabalho cada vez mais integrado entre o online e Office line
Algumas teorias bravejavam que a internet substituiria cada vez mais e quase que unicamente o relacionamento entre as pessoas e de que isso caminharia para um tipo de comunicação totalmente fria. V-Urban nunca acreditou nisso. Conversar com amigos no MSN ou pelo facebook é quase como ver a pessoa, senti-la. O relatório da JWT aponta para esse tipo de comunicação cada vez mais forte, sem o ser humano deixar de sentir as emoções de cada palavra digitada. Mas também mostra que isso não é suficiente e que o ser humano vai querer também a convivência, ou seja, as redes sociais aproximarão as pessoas dentro e fora do universo online. Discussões começaram nos posts e terminarão na mesa do bar ou no bistrô. Que delícia.

Marcas oferecendo mais diversão nas atividades diárias
Em nosso post sobre Marcas Sensoriais isso já foi discutido: Grandes varejistas não serão mais exclusivos espaços de compras, mas sim de entretenimento. Serão as marcas com “alma”. Você compra a roupa, ouve a música, sente o aroma em várias experiências sensoriais.

Podemos ver abaixo um vídeo rápido (em inglês) com um resumo desse relatório. Vale apena.



 

Relatório da Euro RSCG Worldwide 
 
A Euro RSCG Worldwide faz em seu relatório apontamentos muito bacanas. Nele podemos citar:





O reiniciar
A tendência é que as pessoas estão seriamente reavaliando os valores das coisas, sejam elas os seus empregos ou suas atividades de forma geral ou mais profunda. Salários altos serão importantes mas não cruciais, vital mesmo será o prazer que a atividade profissional provocará no cidadão. Horas extras de trabalho não serão importantes e ao contrário serão objeto de repulsa. Atividades localizadas do outro lado da cidade não interessarão mais e sim aquelas no bairro em que estas pessoas moram. Essa mudança acontece em todas as gerações dos 30 aos 70 e não acontece com os mais novos porque já está dentro deles.

O crescimento da alma
Não a alma pregada pelas religiões, mas a alma, a essência que está dentro da cada ser. O ser humano vai querer fazer o que realmente gosta e isso fará sua personalidade crescer. Se a pintura não lhe trouxer dinheiro isso não importa. Ele quer pintar, escrever em blogs, cuidar de animais. Enfim, quer ser uma pessoa melhor sem a pressão de ser melhor.


A simplicidade, a diversão e as coisas práticas
Os apontamentos mostram um ser humano perdendo o controle das coisas e assim desejando para a sua vida, coisas mais simples, mais diversão e coisas práticas. É como uma tese de mestrado onde o tema será mais simples, buscando resultados mais rápidos, sem desvio de foco e que dê mais prazer. Senão for assim perderá o interesse rapidamente e buscará outro caminho. Assim será no trabalho, no estudo, nos relacionamentos.

As conexões humanas
Segundo o relatório, as pessoas estão procurando por outras pessoas que possam fazer bem as suas vidas, ainda acrescenta que o mundo virtual está percebendo que os teclados e dispositivos móveis também podem facilitar conversas reais e mediar conexões humanas de forma real. O primeiro relatório da JWT também apontou para isso.

O surgimento de uma língua universal
Antigas línguas estão morrendo e palavras novas são criadas especialmente para a comunicação eletrônica. Basta ver como estamos nos comunicando nas redes sociais e estas palavras entram para os dicionários. Além disso os meios de comunicação social, irão fazer com que pensemos globalmente, nos impulsionando a falar a mesma língua, e dessa forma os comerciantes irão estrategicamente pensar globalmente.

A perda da fé
Outro item levantado foi o fato de que as pessoas estão, ao redor do mundo, perdendo a fé, a confiança nas instituições, nos políticos, nos meios de comunicação e nos dirigentes das nações. Em contra partida colocam fé na tecnologia procurando na mídia digital e social alguma coisa que possa atender as suas necessidades.

Fora isso tem muito mais informações. Quer saber mais? Baixe o arquivo em PDF

Já o relatório do Trendwatching mostra tendências 'cruciais' dos consumidores para o ano que vem.


Seus pontos são colocados como atos aleatórios . Destacamos alguns logo abaixo:

Simpatia
Em 2011, espera-se que as empresas acompanhem de forma mais bem humorada o seu público, fora isso elas também deverão agir sobre eles com atos aleatórios de bondade. Isso mesmo, consumidores querem ver as empresas efetivamente trabalhando e investindo em causas sociais, sem alardear falsamente através de seu marketing .


Urbanomics
As empresas devem se preparar para centenas de milhões de consumidores ousados e experientes? Sim, o consumidor está cada vez mais consciente, exigente e com bagagem cultural suficiente para exigir mais e mais da empresas. Esse é apenas um efeito colateral da rápida globalização. Além disso o consumidor exigirá direitos iguais entre eles mesmos e de que forma deverão ser tratados. Na área dos grandes shows, por exemplo, os protestos contra as pistas VIP são um reflexo claro disso.

Eco Superior
Quando se trata de "consumo verde", espera-se para 2011 um aumento de produtos que não são apenas eco-friendly, mas que sejam não poluentes em todas as formas possíveis. Além disso o consumidor pressionará as empresas para baixar custos desses produtos que hoje são definitivamente mais caros.

No relatório, existem muitas outras informações. Quer ver o material na íntegra? É só clicar abaixo.

link baixar

V-Urban vê estas tendências de forma positiva o que dá uma fé renovada na humanidade, porque mostra um amadurecimento do ser humano em todos os níveis. E você, desconfiado disso tudo? Imagine... olha para o seu lado, olha pra você, já está tudo ai pertinho, pertinho.

(por Vitor Costa e Julio M. Silva)

Um comentário:

  1. Feliz 2011! v-urban vira o ano com um boa análise! gostei, embora tenho estado tão alheio a esse momento de passagem... e o pior... está me fazendo tão bem! que 2011 tenha esse olhar realizador e novo como o v-urban! agora no ano 2!

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