14 de dez. de 2010

Marcas Sensoriais

Você entrou em determinada loja mais de uma vez e percebeu que lá dentro o aroma é sempre o mesmo? E naquela outra loja, a música que toca também segue um estilo que tem a cara do consumidor de lá? E naquele magazine as roupas estão sempre organizadas em ilhas visualmente agradáveis ao olhar? E aquele corredor onde os produtos de beleza que através de suas embalagens estimulam o tato?
Será que tudo isso é loucura? Não é.



E mais: empresas de batatas chips pesquisam o “barulho perfeito” para acontecer na nossa boca ao mastigarmos, as lanchonetes instalam máquinas que disparam jatos com “cheiro de hambúrguer” e as montadoras borrifam cheiro de couro em carros novos. O que é tudo isso? Atribuir sentidos às marcas. É dar “vida” a elas.
Partindo desse ponto, sabemos que milhares de marcas e produtos são colocadas no mercado criando uma guerra na disputa pelos consumidores, essa disputa a cada dia está se tornando cansativa, visto que essas “marcas e produtos concorrentes” estão cada vez mais semelhantes entre si. Os benefícios diretos já não convencem tanto, mesmo porque não se diferenciam da grande concorrência.
É necessário mais e as empresas estão investindo em dar "alma" às marcas e produtos com  o uso de aromas, sons, texturas e outros recursos sensoriais que melhoram a experiência do cliente.
É fácil perceber no dia a dia que grandes marcas já estão trabalhando com aspectos emocionais para conectar o consumidor, existe uma valorização do intangível, cada vez mais usa-se os cinco sentidos com o intuito de atrair, seduzir e fascinar o consumidor. 


Nesse post V-Urban mostra alguns exemplos de Branding Sensorial. As marcas estão se superando a cada dia.

Ralph Lauren
Durante 10 anos a Ralph Lauren planejou um trabalho de branding e o resultado apresentou a fusão definitiva de arte, moda e tecnologia em um banquete visual para os 5 sentidos. Não perca.


Volkswagen
Uma ação ambiente foi criada na escada de metrô que foi transformada em piano provocando atitudes de bom humor nas pessoas que passavam por ali.




Vitrine interativa em Nova York
Durante a semana de moda de NY uma marca de lingerie instalou sensores que interagiam com o público que passavam em frente a loja criando imagens da coleção.


Máquina de Coca Cola Mágica
Máquina entrega muito mais do que apenas o produto Coca Cola e provoca reações positivas no consumidor.


Aproveite as sua compras de Natal e procure perceber a personalidade de cada marca, seu cheiro, seu visual e sua relação com o consumidor. Fragrância e músicas trabalham justamente o emocional, funcionando como um grande atalho para lembranças e sensações . E quem ganha com isso é você. Aproveite!

(por Julio M. Silva)

Um comentário:

  1. Na busca por um diferencial as grandes marcas se valem de inteligência e criatividade para ir muito além da visão e da audição. A valorização dos sentidos já vem sendo utilizada por grandes marcas há algum tempo. É um modelo a ser seguido por outras tantas que, ao priorizar o lucro imediato, perdem no relacionamento com o consumidor. Umas utilizam os sentidos a seu favor, enquanto outras perdem o sentido ao não fazê-lo.

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